amores expresos, blog da CECÍLIA

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Notícias do meio do caminho

Deu vontade de escrever e postar alguma coisa aqui. Até porque aconteceram algumas coisas depois que eu entreguei os originais, há mais de um mês. Nada demais, mas acho bacana a idéia de manter este espaço mais ou menos atualizado.

Eu mandei os originais pro João Paulo Cuenca e pro Rodrigo Teixeira no dia 17 de junho, conforme contei na postagem anterior. Estava com medo de que eles não curtissem. Tem muito sexo no livro, por exemplo, e eu cheguei a pensar que determinadas coisas estivessem muito distantes do que, talvez, eles esperassem. Felizmente, eles curtiram muito o livro. Claro, houve sugestões de mudanças, mas poucas, se comparadas ao que eu esperava.

Em conversa com o Cuenca, no início deste mês, no Rio, discutimos o primeiro capítulo, que estava mesmo um tanto truncado (em comparação com o restante do livro), um pequeno detalhe a ser acrescentado em um dos diálogos e o final anticlimático (ou seria "anti-climático"?) do romance. Voltei para casa e ajeitei o primeiro capítulo. De fato, havia muitas frases quebradas e redundâncias. Mexi em relativamente pouca coisa, mas agora o texto flui melhor e está mais condizente com o resto. Acrescentei algo ao referido diálogo, também. Do jeito que estava, o troço soava inverossímil.

Mas não mexi no final porque, bem, a idéia era exatamente essa, de que ele fosse assim, anticlimático (ou "anti-climático"). Depois, caso o livro se torne um filme, o roteirista e o diretor terão, obviamente, toda a liberdade para alterar a ordem dos acontecimentos e, se quiserem, criarem um clímax. Da forma como está, acredito que, enquanto literatura, o final funciona muito bem.

Agora, pelo que sei, Cuenca e Teixeira estão prestes a enviar o texto para a Companhia das Letras, onde, acredito, será eviscerado com gosto. Estou preparado para o que der e vier e, brincadeiras à parte, penso que o livro tem tudo para receber o "ok" da editora e ser publicado. Aconteça o que acontecer, eu os manterei informados, claro. Obrigado por me acompanharem até aqui e vamos em frente.