amores expresos, blog da CECÍLIA

domingo, 10 de junho de 2007

Sobre biscoitos e catedrais

Um leitor chamado Paulo me mandou um e-mail simpaticíssimo (depois daquele da tal da Leila, qualquer e-mail seria simpático, mas o do Paulo é realmente simpático). Não vou transcrevê-lo aqui como fiz com os outros porque esse lance está ficando chato (não pelos e-mails, claro, mas por minha culpa mesmo, não?), mas quero comentar algumas coisas sobre esse e-mail.

Além de Raduan Nassar, que levou aqueles quinze dias pra escrever Um Copo de Cólera, Paulo me lembra que escritores tão díspares quanto Franz Kafka, Lourenço Mutarelli e Carlos Heitor Cony também escreveram um ou outro de seus livros em tempo recorde. Por outro lado, penso que seja o caso de deixar isso pra lá, não? Os idiotas, como eu escrevi anteriormente, sempre vão encontrar algo novo pra encher o nosso saco. Então, melhor deixar pra lá.

O e-mail do Paulo foi bacana também (e principalmente) por trazer uma historinha envolvendo Fernando Sabino e Guimarães Rosa que eu não conhecia. Acho que ela tem tudo a ver com algumas coisas que venho escrevendo aqui sobre a necessidade de os escritores serem, sim, pretensiosos, mesmo presunçosos, e de arriscarem mais, sem medo de "errar" ou de quebrar a cara. Enfim, Rosa ligou certa vez para Sabino e perguntou o que ele andava fazendo. E então:

SABINO: Estou escrevendo um livro assim, assado.
ROSA: Não faça biscoitos, Fernando, faça catedrais.