amores expresos, blog da CECÍLIA

domingo, 17 de junho de 2007

Onde a terra acaba

Aqui. Acaba aqui. Terminei há poucos minutos o meu romance para a coleção Amores Expressos. Terminei. Está terminado. Anexei a um e-mail e o despachei para os senhores Teixeira e Cuenca. Foi, está indo. Partiu, saiu de mim.

Foram quase sessenta dias desde as primeiras anotações e esboços, ainda em São Paulo, até a revisão final, iniciada ontem, às 23:57hs, e terminada hoje, às 23:18hs. Parei para dormir um pouco, às quatro da manhã, retomei às nove horas e prossegui ininterruptamente, ou quase (vi a largada da corrida de Fórmula 1 e algumas cenas do filme A Dama na Água com Camila, a minha esposa).

A etapa final do processo de criação foi acompanhada de perto por Tércia Neiva, membro destacado da confraria LSOAL (Leitores que Sofrem os Originais de André de Leones), sem a qual meu romance resultaria pior, tenho certeza. Ao todo, foram quinze tratamentos (fora as versões manuscritas, difíceis de computar, pois não coloquei datas e tudo está uma confusão só) e inúmeras revisões.

Além da Tércia, outros cinco "revisores" informais, todos amigos meus e integrantes da LSOAL, acompanharam o trabalho passo a passo, apontando problemas, questionando soluções, atacando as falhas e sugerindo desdobramentos. Contei, ainda, com dois revisores profissionais, contratados para fazer uma leitura, na medida do possível, isenta e distanciada(afinal, todos da LSOAL são meus amigos). Os pareceres desses dois revisores foram, também, bastante positivos. A única crítica de um deles: tem muito sexo. O que, é claro, encarei como um elogio.

E agora, bem, terminou. Estou exausto.