amores expresos, blog da CECÍLIA

terça-feira, 8 de maio de 2007

Brasil, São Paulo

Num conto da Márcia Denser está escrito que o Brasil é um "país imenso que abrange praticamente todo o perímetro urbano da cidade de São Paulo".

Mas o que eu sei sobre isso?

Semanas atrás, sentado nas escadarias da Sé, um senhor chorava discretamente. Ontem à tarde, encostado no balcão de uma lanchonete no Bom Retiro, um outro senhor entornava um copo de café. Eles não sabem nada de mim e vice-versa, e é bastante provável que nada saibam um do outro.

Mas o que eles sabem sobre isso?

Hoje, às cinco e vinte e três da manhã, aquele primeiro senhor não estava lá na Sé. Eu fui lá checar. Insone e tal. Pensei (ou devo ter pensado, não me lembro): Se ele ainda estiver por lá, vou puxar papo e procurar saber do outro cara, o que eu vi naquela lanchonete no Bom Retiro entornando um copo de café. Sabe como é, tentar encaixar uma ou duas coisas. Porque nada se encaixa nessa cidade.

Mas eu não sei nada sobre isso.

Se nada se encaixa nessa cidade, é porque São Paulo só pode mesmo ser obra de Deus, não?

E o que Deus sabe sobre isso?

No Bom Retiro (me disseram), judeus alugam salas comerciais para coreanos que contratam peruanos e/ou bolivianos pagando uma miséria.

Os peruanos e/ou bolivianos devem saber alguma coisa sobre isso.

Um cubo mágico defeituoso, impossível de ser combinado, decifrado ou sei lá o quê. Mais: se o Brasil abrange quase todo o perímetro urbano da cidade de São Paulo, o local em que se deu essa última chacina está dentro ou fora do Brasil?

Se você não sabe, eu vou saber?